fbpx
Curso Espanhol na Rede - metodologia das aulas

Curso Espanhol na Rede: metodologia das aulas

Saiba qual a metodologia inovadora das aulas ao vivo de conversação do curso de espanhol online, que faz toda a diferença para você alcançar o domínio efetivo do idioma espanhol.

Neste vídeo explico a metodologia ou proposta didática das aulas do curso Espanhol na Rede, a fundamentação teórica ou princípios de aquisição de línguas, e, faço uma breve demonstração de uma das técnicas empregadas nas aulas para fixação do vocabulário:

Tenho experiência no ensino de espanhol online desde 2010, além de ter ensinado inglês presencial desde 1995. Sempre trabalhei com a abordagem comunicativa, com as seguintes características:

  • Atividades em duplas ou grupos em que os alunos praticam diálogos.
  • Só se fala espanhol nas aulas, não português – isso cria uma experiência de imersão total, aproveitando o tempo do aluno para usar a língua.
  • Prática de estratégias para que o aluno domine as 4 habilidades: escuta, fala, leitura e escrita. Por exemplo, não tentar entender tudo, se concentrar na ideia principal, deduzir o significado de novas palavras do contexto.
  • Situações de comunicação da vida real. 

Ensinando espanhol para brasileiros, noto algumas coisas interessantes:

  • Facilidade de pronunciar os sons do espanhol.
  • Com apenas algumas aulas, os alunos começam a entender tudo.
  • Bom desempenho na escuta e leitura, pela semelhança com o português.
  • Dificuldade para falar e escrever, pela interferência do português.

Os estudantes acham difícil formar frases porque pensam em português e traduzem. Quando leem, na cabeça estão traduzindo para o português, de forma que as frases ficam gravadas em português, ou seja, não estão construindo um «banco de dados» que lhes permita recuperar posteriormente os elementos necessários para articular uma frase correta.

Nesse cenário, descobri que os exercícios tradicionais de gramática não ajudam muito. Eles contribuem de alguma forma para a aprendizagem, mas, não é a prática de exercícios que torna a pessoa capaz de falar e dizer frases corretas. Para isso, precisamos automatizar as estruturas, praticar, falar e falar sobre coisas que chamam nossa atenção.

Assim, é possível alcançar a aquisição natural da linguagem: o cérebro consciente está prestando atenção ao conteúdo do diálogo e da história, enquanto o cérebro inconsciente processa o estruturas de linguagem.

Um método que descobri recentemente (meados de 2020) e que tenho testado com meus alunos com excelentes resultados é o TPRS (Teaching Proficiency through Reading and Storytelling®) ou Ensino da Proficiência por meio da Leitura e Narração de Histórias. É um método de ensino de línguas criado por Blaine Ray na década de 1990.

De acordo com esse método, a linguagem é adquirida pelo input compreensível e, a fluência por meio da interação significativa.

Mas então, como são as aulas?

As aulas são ao vivo no Zoom, uma ou duas vezes por semana, durante uma hora. Não há lição de casa nem atividades extras, tudo o que é necessário é praticado na aula. O material didático utilizado fica à disposição dos alunos para consulta, é claro, para revisão. 

Na aula, a professora conta uma história, com frases muito simples nas primeiras aulas do nível 1, mas, que são cuidadosamente pensadas para incluir as palavras mais frequentes em espanhol. A partir dessas frases, a professora faz perguntas ao grupo, aplicando a técnica circular; são perguntas orais, repetitivas, fáceis, que todos podem responder, o que gera confiança e aumenta a autoestima. 

O aluno sai da aula feliz porque agora já consegue dizer várias frases em espanhol, sai com a sensação de que o espanhol é fácil, que é possível aprender com alegria.

Na realidade qualquer um pode aprender uma língua; todo aquele que fala uma língua que aprendeu na infância, pode aprender outra da mesma forma. O problema é que muitos métodos intelectualizam a aprendizagem de línguas, levam para o campo cognitivo, relacionam com o estudo, quando na verdade falar uma língua é uma habilidade, é como andar de bicicleta. Uma parte do processo é física, inclui o uso do aparelho de fala e do ouvido.

À medida que avançamos nas aulas, construímos histórias juntos, os alunos contribuem com suas ideias, e as histórias são engraçadas, incomuns. Quanto mais inusitadas, melhor, para tornar mais fácil lembrá-las. Assim, elefantes aparecem morando em apartamentos, artistas famosos, em fim, a fantasia, a imaginação e o bom humor contribuem para criar melhores condições de aprendizagem.

Quando rimos, o córtex do cérebro é ativado e libera impulsos elétricos apenas um segundo depois de começarmos a rir, expelindo assim toda a energia negativa do nosso corpo. Nesse processo , endorfinas são liberadas e um hormônio chamado dopamina, intimamente relacionado a estados de bem-estar psicológico.

Nesse processo de criação de histórias, os alunos falam e falam sobre si mesmos, sobre sua vida, o que gostam de fazer, seu ambiente, seus animais de estimação, suas opiniões e idéias.

Desta forma, uma base robusta e sólida é construída até atingir o nível avançado, onde já podemos incorporar vídeos e textos autênticos, ampliando o vocabulário. 

É assim que funciona: os alunos começam a falar, gosto de ver como eles vão progredindo, que é o mais importante. A gente aproveita o tempo da aula, porque o bom humor está a serviço do resultado, não só de se divertir. 

Com esta proposta, tenho a certeza que você irá desenvolver as 4 competências: ouvir, ler, escrever e falar em espanhol. Acima de tudo, ser capaz de conversar em espanhol com autoconfiança, que é o objetivo de quem aprende uma língua, não apenas entendê-la, mas também ser capaz de falar.  Faça o seu cadastro para receber informações sobre as aulas.

Você pode experimentar esta abordagem fazendo aulas de conversação; são aulas ao vivo por Zoom, em horário a combinar com a professora, seguindo esta inovadora metodología.

Receba a newsletter

Faça o seu cadastro para receber todas as informações sobre próximas turmas: